Uma criança de 11 anos morreu após cair no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, cidade localizada a quase 3h da capital gaúcha, Porto Alegre, nesta quinta-feira (10). O caso lembra muito a tragédia com Juliana Marins, cuja morte decorreu de forte hemorragia e múltiplas fraturas em área de vulcão na Indonésia.
A tentativa de resgate a Bianca Zanella durou cerca de 10 horas e o óbito foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros local no final do dia. De acordo com a entidade, a menina que era natural de Curitiba (PR) teria sido diagnosticada com o transtorno do espectro autista e caiu após correr quando os pais iriam se sentar um banco localizado em um mirante.
O pai ainda tentou alcançar a filha, mas não teve sucesso. A queda para um precipício ocorreu de uma altura de 70 metros por volta das 13h30 em uma área onde não há alguma cerca de proteção. Logo em seguida começaram as tentativas de resgate à menina com apoio de equipes de Canela e Gramado, cidade palco de tragédia aérea em dezembro, segundo g1.
Cerca de quatro horas depois, às 17h30, Bianca foi localizada, porém o Corpo de Bombeiros só conseguiu se aproximar dela no final da noite, por conta das condições climáticas e do local de difícil acesso, mas encontrou a vítima já sem vida. Agora, a morte da criança será investigada pela Polícia Civil, e o parque ficará fechado nesta sexta-feira (11).
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, estado atingido por inundação histórica em 2024, deixou sua solidariedade à família e prestou um agradecimento às equipes de resgate. "(Momento de) Dor imensa, uma perda irreparável. E quero destacar e agradecer toda a dedicação das nossas forças de segurança do Rio Grande do Sul", afirmou o político.
A morte de Bianca também foi lamentada em nota oficial pelo Corpo de Bombeiros. Leia na íntegra.
Hoje quinta-feira, dia 10 de julho, por volta das 13h30, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atendimento de uma ocorrência no Cânion Fortaleza em Cambara do Sul, onde uma menina teria caído da borda do cânion em direção ao precipício. Equipes dos Pelotões de Canela e Gramado deslocaram ao local e prontamente outra equipe do Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre juntamente com o apoio do Batalhão de Aviação da Brigada Militar deslocaram para apoio.
Por volta das 17h30 com auxílio de um Drone do Corpo de Bombeiros, a vítima foi localizada a cerca de 70 metros de altura do ponto da queda, de imediato as equipes iniciaram a montagem dos equipamentos para acessar por cordas o cânion, haja visto que devido às condições climáticas, as aeronaves não conseguiam operar com segurança no local. As equipes seguiram os trabalhos no local noite adentro e próximo das 23h chegaram até a vítima que infelizmente já estava sem vida. Agora as equipes efetuam a ascensão do cânion, para finalização dos trabalhos de resgate no local, dando início em seguida os trâmites da Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias. O Corpo de Bombeiros Militar lamenta com profundo pesar o ocorrido e presta sua solidariedade aos familiares
player2